Nutritional Value, Health Benefits and Recipes- HealthifyMe

O nome rambutan vem originalmente do termo malaio para cabelo. Curiosamente, é devido à casca peluda vermelha e verde da fruta. Quando descascados, os rambutans se assemelham a frutas de lichia e longan. Sua carne branca translúcida é maravilhosamente suculenta, doce e cremosa. Rambutan tem uma única semente colocada no centro da carne. A fruta é nutritiva e oferece vários benefícios à saúde. Por exemplo, o rambutan ajuda a perder peso, melhora a digestão e oferece excelente resistência a doenças.

O Rambutan é uma boa fonte de vitamina C, B3, minerais e açúcar natural. Inclui fósforo e cálcio suficientes também. Além disso, os Rambutans podem beneficiar a pele, o sistema digestivo, etc.

A fruta tropical não climatérica é nativa da Malásia. No entanto, eles só recentemente começaram a se espalhar pelo mundo. Eles são uma fruta exótica amada em todos os Estados Unidos e estão disponíveis em mercearias, lojas de alimentos saudáveis ​​e até mercados de agricultores. Além de sua aparência distinta e sabor delicioso, eles também têm várias vantagens fantásticas para a saúde.

Valor Nutricional do Rambutan

100 gramas de rambutan contém

  • Energia: 73,1kCals
  • Proteína: 0,6g
  • Gordura: 0,1g
  • Carboidratos: 16,8g

Vitaminas e minerais

Rambutans também contêm quantidades razoáveis ​​de vitaminas e minerais.

  • Cálcio: 8,6 mg
  • Zinco: 0,5 mg
  • Ferro: 0,3 mg
  • Folato: 7,3 mcg
  • Magnésio: 21,3 mg
  • Cobre: ​​0,08 mg
  • Vitamina A: 0,4 mcg
  • Vitamina C: 65mg

Rambutans e lichias: qual é a diferença?

Rambutans são muito semelhantes às lichias. No entanto, eles têm diferenças inerentes com base na aparência, sabor e nutrição.

Aparência

Em termos de aparência, essas duas frutas parecem idênticas. No entanto, eles não são do mesmo tamanho. A fruta rambutan é do tamanho de uma bola de golfe. Em contraste, a fruta da lichia é comparativamente menor.

Além de seu tamanho, eles são facilmente distinguíveis. Rambutan tem pele exterior vermelha. Mas o que o destaca são os dentes semelhantes a cabelos que cercam a concha. Essas pontas são um tom de verde brilhante a laranja. Enquanto isso, a pele externa da lichia é vermelha, áspera e mais fina.

Gosto

O rambutan tem um sabor mais rico e cremoso e é doce com um tom azedo. Por outro lado, a carne branca da lichia não é exatamente a mesma. Em vez disso, tem um sabor mais acentuado e florido.

Nutrição

Rambutan e lichia são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais. Além disso, ambos têm um perfil nutricional semelhante. Além disso, eles contêm calorias, fibras e teor de açúcar quase idênticos.

Rambutan tem uma infinidade de vantagens para a saúde. Um é um risco reduzido de diabetes porque contém menos açúcar. Adicionalmente, pesquisar comprova que o aumento do consumo desta fruta pode diminuir o risco de doenças. Vantagens adicionais para a saúde incluem melhor saúde óssea, menos formação de cálculos renais e melhor saúde do coração.

Benefícios para a saúde de Rambutans

Rambutan contém vários ingredientes benéficos. Esses ingredientes trabalham de forma síncrona para ajudar seu corpo. Portanto, os rambutans podem beneficiá-lo, seja na prevenção de doenças ou nas propriedades antibacterianas.

1. Reduz o risco de câncer

Rambutans são ricos em vitamina C, um antioxidante muito benéfico. Os antioxidantes ajudam na batalha contra os radicais livres. Os radicais livres são resíduos perigosos produzidos pelo corpo que causam danos às células. Os antioxidantes reduzem os danos celulares, reduzindo o risco de câncer em muitas pessoas. Estudos mostram que os produtos químicos no rambutan podem ajudar a inibir o crescimento e a propagação de células cancerígenas.

2. Efeito antioxidante

A fruta rambutan contém várias vitaminas, minerais e componentes vegetais úteis. Também é rico em vitamina C, que melhora a absorção de ferro dietético. Além disso, esta vitamina funciona como um antioxidante e protege as células do seu corpo contra danos. Consumir 5 a 6 frutas de rambutan pode atender a 50% de sua necessidade diária.

Estudos provar que a vitamina C reduz o estresse oxidativo. Como resultado, o rambutan nos protege de doenças como artrite e câncer.

3. Melhora a saúde digestiva

Rambutans incluem fibras solúveis e insolúveis. Como resultado, eles melhoram a saúde digestiva. Além disso, a fibra dietética proporciona alívio da constipação, absorvendo os líquidos dos intestinos, suavizando os resíduos e tornando-os mais fáceis de passar.

Estudos provar que a fibra nutre as bactérias “boas” em seu intestino. Como resultado, previne inflamações e infecções. A fibra solúvel alimenta os micro-organismos saudáveis ​​em seu estômago e essas boas bactérias criam ácidos graxos de cadeia curta. Eles também ajudam a reduzir doenças gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e colite ulcerativa.

4. Suporta Sistema Imunológico

Estudos sugerem que o rambutan ajuda a melhorar a imunidade. Por exemplo, a vitamina C encontrada no rambutan afeta positivamente a função imunológica. Portanto, consumir rambutans diariamente pode auxiliar na manutenção da saúde imunológica.

Pesquisar sugere que a fruta rambutan ajuda a combater infecções. Ao inibir a replicação viral, esses extratos podem ajudar seu sistema imunológico em sua capacidade de combater patógenos de forma mais eficaz.

Além disso, as pessoas tradicionalmente usam casca de rambutan para tratar doenças. Também defende seu corpo contra infecções virais e bacterianas.

5. Ajuda na perda de peso

O Rambutan ajuda a reduzir o peso a longo prazo devido ao seu baixo teor calórico. Além disso, contém quantidades razoáveis ​​de fibra. Estudos sugerem que a ingestão de fibras pode ajudar na perda de peso.

A fibra solúvel do rambutan pode se dissolver na água e produzir um material semelhante a gel no estômago. Portanto, retarda a digestão e a absorção de nutrientes. Também pode causar uma diminuição do apetite e proporcionar um aumento da sensação de saciedade. Além disso, o rambutan contém muita água e mantém você hidratado. Além disso, pode ajudá-lo a evitar excessos e a perder peso. Assim, o rambutan ajuda você a se sentir satisfeito por mais tempo e reduz os desejos de comida. Consequentemente, pode ajudar no processo de perda de peso ao longo do tempo.

6. Ajuda na absorção de ferro

A anemia pode ocorrer devido a baixos níveis de ferro. Existem vários sintomas de anemia, como fraqueza, fadiga e pele pálida. Rambutan contém quantidades razoáveis ​​de vitamina C. Estudos sugerem que a vitamina C pode melhorar a absorção de ferro. Eles convertem o ferro dos alimentos em uma forma prontamente absorvível. Em última análise, ajuda na prevenção da anemia.

Maneiras de comer Rambutan

Rambutan tem uma pelagem felpuda que pode ser difícil de abrir. No entanto, a pele é fácil de abrir. Os espinhos macios no exterior são suaves e inofensivos. A fruta é do tamanho de uma ameixa e tem um caroço dentro. O sabor doce e a carne suculenta do rambutan o tornam um ótimo complemento para saladas de frutas, smoothies e sobremesas.

Aqui estão alguns métodos para incluir o rambutan em sua dieta:

  • Faça um smoothie usando frutas de rambutan.
  • Faça uma salada de frutas rambutan.
  • Coma como cobertura para sorvete.
  • Faça sorbet de rambutan.
  • Rambutans congelados podem ser usados ​​em coquetéis.
  • Faça geléia usando rambutans.

Receitas saudáveis ​​usando Rambutan

Suco de Rambutan

Serve: 1

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes

  • Rambutans: 1-2 de tamanho médio
  • Jaggery: 5g
  • Leite: 1 xícara
  • Amêndoas: 2-3 g demolhadas

Método

  1. Misture todos os ingredientes.
  2. Adicione gelo e sirva frio.

Riscos potenciais de consumir Rambutan

1. Diabetes

Rambutan tem um exterior peludo e uma polpa agridoce por dentro. É uma fruta doce cheia de açúcar natural. Além disso, os rambutans maduros ou vermelhos escuros contêm mais açúcar. Isso os torna um alimento de índice glicêmico de médio ou médio alcance.

Estudos mostram que alimentos com alto IG levam a níveis elevados de glicose no sangue. O rambutan tem um índice glicêmico de 59. Além disso, o alto teor de açúcar o torna prejudicial para pessoas com diabetes. Se você consumir em excesso, o rambutan pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. No entanto, comê-los com moderação não causará danos. Portanto, consuma alguns rambutans meio maduros se tiver diabetes e evite rambutans maduros demais. Não diabéticos podem comer rambutans maduros com moderação.

2. Gravidez

Rambutans têm um índice glicêmico de médio alcance. Portanto, as mulheres com diabetes gestacional devem ser cautelosas ao tomá-los. Eles podem causar um aumento nos níveis de glicose no sangue. Além disso, estudos sugerem que alimentos com alto índice glicêmico causam deficiências congênitas. Portanto, conversar com seu profissional de saúde é mais seguro antes de comê-los durante a gravidez ou lactação.

3. Alergias

As alergias ao rambutan não são muito comuns. No entanto, um estudar mostra que pessoas com alergias podem desenvolver vários sintomas. Por exemplo, a alergia ao rambutan mostra sinais de inchaço na garganta, urticária, coceira nos olhos. Por isso, é fundamental conversar com seu médico.

4. Problemas digestivos

O consumo excessivo de rambutan pode induzir constipação. Portanto, é um tratamento testado para a diarreia. Para isso, coma rambutans com moderação. O consumo excessivo de fibras pode levar a problemas intestinais. Também pode causar distúrbios estomacais. Por isso, é essencial consumi-los em quantidades controladas.

Resumo

O rambutan é uma fruta do sul da Ásia com uma casca peluda e uma polpa suave e com sabor creme. Pertence às famílias de frutos de lichia e longan, é rico em nutrientes e tem baixo teor calórico. A fruta pode ajudar na digestão, imunidade e redução de peso. Embora alguns indivíduos consumam a casca e a semente, eles normalmente não são comestíveis. Além de comê-lo naturalmente, você pode usar a polpa para adicionar um sabor doce a saladas, curry e sobremesas. O rambutan é uma bela fruta com várias vantagens para a saúde, mas apenas se você a consumir com moderação. É alergia pode ser prejudicial ao seu corpo e saúde. No entanto, se você consumi-lo adequadamente juntamente com uma dieta equilibrada, o rambutan é excelente para você!

Perguntas frequentes (FAQs)

P. Quantos rambutans posso comer por dia?

R. Você pode comer 5-6 rambutans em um dia. Eles são ricos em vitaminas C e B3. No entanto, você não deve consumi-los em excesso. Embora a fruta seja muito saudável, possui um alto teor de açúcar que pode causar danos.

P. O Rambutan é bom para os rins?

A. O consumo de Rambutan ajuda na remoção de resíduos dos rins. O fósforo no rambutan ajuda a diminuir a carga nos rins. Além disso, o rambutan possui quantidades razoáveis ​​de vitamina C, um antioxidante. Também tem qualidades anti-inflamatórias e pode ajudar a diminuir o inchaço da bexiga.

P. O Rambutan é bom para a pele?

A. Rambutan ajuda a revitalizar a pele. Contém antioxidantes como manganês e vitamina C. Também é rico em polifenóis, que ajudam a estimular a produção de colágeno. Além disso, eles protegem sua pele dos radicais livres e poluentes ambientais.

P. Tudo bem comer rambutan todos os dias?

A. Rambutans são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Então você pode comê-los todos os dias. No entanto, o rambutan é abundante em açúcares naturais e pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Assim, é seguro consumir apenas 5-6 por dia.

P. O rambutan é bom para o crescimento do cabelo?

R. Sim. O rambutan contém quantidades razoáveis ​​de folato e vitamina C. A vitamina C pode melhorar a absorção de ferro e prevenir a anemia. A anemia é a principal causa de queda de cabelo. Além disso, a vitamina C ajuda na formação de colágeno. Assim, melhora a qualidade do cabelo.

P. O rambutan é rico em colesterol?

R. Não, o rambutan contém pequenas quantidades de gordura. Portanto, é um alimento saudável para o coração. Portanto, pessoas com problemas cardíacos podem consumi-los com segurança. No entanto, você deve sempre consumi-lo com moderação.

P. Qual é o valor nutricional do rambutan?

R. Por 100 gramas, os rambutans têm 73,1 kcal, 0,6 g de proteína e 0,1 g de gordura. Além disso, eles contêm muitas vitaminas e minerais.

P. A lichia e o rambutan são a mesma coisa?

R. Não. Rambutan e lichia são bem diferentes. A principal distinção entre rambutan e lichia está na pele. Ambos os frutos têm pele áspera vermelho-rosada. No entanto, o rambutan tem um casaco de pele macio, laranja e verde que a lichia não possui. Por outro lado, a carne da lichia é mais brilhante, semelhante ao mangostão ou melancia.

P. Qual é o índice glicêmico do rambutan?

R. A fruta Rambutan tem um índice glicêmico moderadamente alto de 59. Portanto, o consumo excessivo não é adequado para pessoas com diabetes. Além disso, eles podem aumentar os níveis de glicose no sangue. No entanto, pode-se tomá-los com moderação.

Baixe o APP Healthifyme